(11) 2211-4583

Como descartar vidro quebrado?

Como descartar vidro quebrado certamente é uma pergunta que já passou pela cabeça de quem já quebrou vidro alguma vez na vida. E quem é que nunca quebrou ou ainda vai quebrar algum objeto de vidro acidentalmente?
Coleta seletiva em condomínios: como implantar
Mas antes de descartar o vidro quebrado é preciso embalá-lo de maneira adequada e, em seguida, destiná-lo para reciclagem, ou para aterros, caso não seja reciclável, como é o caso do vidro temperado. Para saber quais tipos de vidro são ou não recicláveis, dê uma olhada na matéria: "Todos os tipos de vidros são recicláveis?".
Jogar o vidro quebrado no lixo comum, apesar de fácil, não é a melhor opção, pois está longe de ser ambientalmente aceitável.
Pense nos trabalhadores da coleta e transporte do lixo
Poucos minutos de dedicação na hora de embalar o vidro quebrado fazem a diferença no destino do lixo. Isso porque, quando embalamos os descartes corretamente, facilitamos seu transporte e segurança dos trabalhadores da coleta.

Como embalar o vidro quebrado
Se os cacos de vidro forem pequenos, você pode utilizar uma garrafa PET para embalá-los. Para isso, retire o rótulo da garrafa PET e descarte-o junto de outros plásticos recicláveis. Então corte a garrafa ao meio, insira os cacos de vidro quebrado, utilize a parte superior da garrafa para tampar o recipiente e coloque-o dentro de uma sacola. Procure utilizar luvas ou pá e vassoura para não se ferir.
Reciclagem em condomínios: soluções para a coleta seletiva
Para visualizar como embalar o e conferir outras dicas que facilitam o trabalho dos garis confira o vídeo.

Entretanto, nem sempre temos embalagem de garrafa PET em casa (por isso é bom deixar alguma de reserva). Nesse caso, é possível utilizar embalagens cartonadas como as de suco e de leite de caixinha; e embalagens de plástico resistente com tampa, como as de achocolatado em pó. Para utilizar as embalagens cartonadas é preciso cortá-las ao meio e utilizar o mesmo método da garrafa PET. O problema é que as embalagens cartonadas não são transparentes, o que impossibilita que os garis e trabalhadores de cooperativas vejam o conteúdo interno do descarte. Então dê preferência às embalagens transparentes e resistentes na hora de descartar o vidro quebrado.
Se o vidro quebrado for de grandes dimensões será preciso embalá-lo com papelão e fita crepe. Escreva na embalagem que contém vidro e leve até um posto de coleta mais próximo de sua residência. Para conferir quais são os postos de coleta mais próximos de sua residência confira os mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.

Destine corretamente
Não adianta embalar o vidro quebrado corretamente se ele não for destinado de maneira adequada. Em algumas cidades há o serviço de coleta seletiva oferecido pela prefeitura. Entretanto, se não houver esse tipo de serviço na sua região, é preciso garantir que o vidro quebrado será reciclado. Para isso, é possível que você o destine para postos de reciclagem e coleta mais próximos de sua residência.
Mas lembre-se: o lixo de vidro quebrado comum é diferente do vidro do monitor de uma tela de computador ou de uma lâmpada fluorescente, por exemplo. Esses dois últimos casos exigem cuidados a mais no manuseio, pois são mais perigosos. Para saber como descartar objetos eletrônicos e lâmpada fluorescente dê uma olhada nas matérias:
Onde e como descartar lâmpadas fluorescentes?
Como descartar TVs de LCD, Plasma ou LED?
O que fazer com computador velho?
O que fazer com o aparelho de celular antigo?

Solicite orçamento via WhatsApp

Clique no botão flutuante e solicite um orçamento sem compromisso.
Menu
×