(11) 2211-4583

Galáxia espiral aparece rodeando estrelas famosas

O espiral está próximo a um dos aglomerados estelares mais próximos ao nosso planeta, que conta com mais de 1.000 estrelas
Galáxia espiral aparece rodeando estrelas famosas

© Nasa


A imagem, capturada pelo fotógrafo português Miguel Claro, mostra as Plêiades ? um grupo de estrelas da constelação de Touro ? rodeadas por uma nuvem brilhante de cor azul.

De acordo com o site Space, a nuvem azul de pó interestelar e gás que rodeiam as estrelas, é nebulosa de reflexão que brilha com uma luz fraca refletida pelas estrelas mais próximas.

+ Astrônomos criam novo método para medir a massa de buracos negros

As Plêiades são um grupo de estrelas clientes da constelação de Touro, cujas temperaturas podem atingir 27.700 graus Celsius.

Este é um dos aglomerados estelares mais próximos ao nosso planeta, que conta com mais de 1.000 estrelas. E quanto às suas estrelas mais luminosas ? conhecidas como Sete Irmãs ? podem ser detectadas facilmente a olho nu sem equipamento.

Inicialmente, os cientistas acreditavam que o pó que se encontra ao redor das estrelas mais brilhantes das Plêiades, era restos do processo de formação do grupo de estrelas, mas atualmente a teoria principal diz que a nuvem é uma simples nebulosa que está sendo atravessada pelas Plêiades. Com informações do Sputnik News.

Menu
×