(11) 2211-4583

Herpes zoster: sintomas, prevenção e tratamentos

Doença infecciosa causada pelo mesmo vírus da catapora, o herpes zoster provoca bolhas vermelhas e doloridas na pele

Herpes Zoster
Imagem: Jornal da USP

O herpes zoster, conhecido popularmente como cobreiro ou zona, é uma doença infecciosa causada pelo mesmo vírus da catapora, o Varicela-Zoster, que pode voltar a surgir durante a idade adulta provocando bolhas vermelhas na pele e dor intensa. Ele pode acometer qualquer região, mas é mais comum no tronco e no rosto. As lesões geralmente se manifestam na forma de uma faixa em um dos lados do corpo.

O vírus que causa a varicela (catapora) e o herpes zoster não é o mesmo vírus responsável pelo herpes labial ou genital. Apesar de terem nomes semelhantes e serem causados por vírus da mesma família, são duas doenças completamente distintas.
O que causa o herpes zoster?

Qualquer pessoa que teve catapora em algum momento da vida pode desenvolver herpes zoster. Isso porque o vírus fica latente (adormecido) nos gânglios do corpo e, eventualmente, pode ser reativado e ?viajar? ao longo das vias nervosas até a pele, produzindo as erupções. Logo, essa doença atinge apenas pessoas que já tiveram catapora ou que entraram em contato com pessoas com catapora ou herpes zoster ativa.
Sintomas

O herpes zoster pode aparecer em qualquer parte do corpo, acometendo geralmente apenas um lado - o esquerdo ou o direito. É comum a erupção começar no meio das costas em direção ao peito, mas também pode aparecer no rosto, em torno de um olho ou mesmo atingir o nervo óptico. É possível ter mais de uma área de erupção no corpo (barriga, cabeça, face, pescoço, braço ou perna).

Ele se desenvolve em fases: período de incubação (antes das erupções), fase ativa (quando a erupção aparece) e a fase crônica (neuralgia pós-herpética, que tem duração de pelo menos 30 dias e pode continuar por meses ou anos).
Os sintomas iniciais da herpes zóster podem ser:

Dor, formigamento, coceira ou queimação na região afetada;
Febre entre 37°C e 38°C;
Dor de cabeça;
Calafrios;
Distúrbio gastrointestinal.

Esses sinais podem aparecer alguns dias antes de uma erupção acontecer. Os calafrios e dor de estômago, com ou sem diarreia, aparecem poucos dias antes das erupções e podem persistir durante o período das lesões da pele. Ao contrário da catapora, que aparece apenas uma vez na vida, o herpes zoster pode recidivar sempre que houver uma queda da imunidade do paciente. Procure um médico sempre que você suspeitar de herpes zoster.
Como prevenir o herpes zoster

A única maneira de prevenir o herpes zoster é a vacinação. A vacina do herpes zoster está liberada para pessoas com 50 anos ou mais, uma vez que o risco da doença é maior nessa faixa etária. Crianças vacinadas contra a varicela também estarão se protegendo de um futuro risco de desenvolver o herpes zoster. Atenção: a vacina contra o herpes zoster, como qualquer outra vacina, serve para prevenção da doença, não para o tratamento.
Você não deve receber a vacina do herpes zoster se:

For alérgico a algum dos ingredientes (isso inclui alergia à gelatina ou à neomicina);
Tiver o sistema imunológico comprometido ou fizer uso de corticoide ou outro medicamento que reduza a capacidade de resposta do sistema imunológico;
Tiver tuberculose ativa não tratada;
Estiver grávida;
Apresenta ou apresentou qualquer problema de saúde;
Está tomando medicamentos que podem enfraquecer seu sistema imunológico;
Apresenta alergias, incluindo alergia à gelatina ou à neomicina;
Apresenta febre;
Apresenta infecção por HIV.

Transmissão

Ainda que raro, uma pessoa com herpes zoster pode transmitir o vírus para quem não está imune à catapora. Isso ocorre por meio do contato direto com as lesões da pele. Uma vez infectada, a pessoa poderá desenvolver catapora, correndo o risco de desenvolver herpes zoster no futuro.

A varicela pode ser grave para alguns grupos de pessoas. Até a regressão das lesões da pele deve-se evitar o contato físico com qualquer um que tenha um sistema imunológico debilitado, recém-nascidos (principalmente prematuros) e grávidas.
Tratamentos

Não há cura para o herpes zoster, mas o tratamento pode reduzir a duração da doença e prevenir complicações. Tão logo o diagnóstico seja feito, o médico poderá iniciar o tratamento com medicamentos antivirais. Se o tratamento for iniciado imediatamente após o início dos sintomas (lesões), há uma chance menor de sofrer complicações.
Os tratamentos mais comuns incluem:

Medicamentos antivirais, para reduzir a dor e a duração das lesões;
Medicamentos para a dor;
Prevenção das infecções secundárias das lesões da pele;
Banhos frios ou frescos e fazer compressas úmidas na região das lesões podem ajudar a aliviar a coceira e dor.

Se a dor persistir por mais de um mês após o desaparecimento das lesões, o médico pode diagnosticar a neuralgia pós-herpética, a complicação mais comum do herpes zóster. Nesse caso, alguns tratamentos específicos, dependendo da gravidade do caso, podem ser prescritos.

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as suas orientações e nunca se automedique nem interrompa o uso do medicamento sem consultá-lo antes.
Fontes: Tua Saúde, Vaccine Care, MD.Saúde, Biosom, Minha Vida
Veja também:

Herpes labial: sintomas, prevenção e tratamentos
Erisipela: o que é, sintomas, prevenção e tratamentos
Cuidados na saúde íntima feminina: conheça produtos adequados e hábitos que podem evitar riscos à saúde e ao meio ambiente
Conheça ervas com propriedades antivirais
Famoso há séculos, própolis tem diversas propriedades benéficas aos humanos

Solicite orçamento via WhatsApp

Clique no botão flutuante e solicite um orçamento sem compromisso.
Menu
×