(11) 2211-4583

Comissão da Baleia aprova documento que reforça a proteção aos animais

Antes de discutir a caça comercial dos animais, a CIB aprovou nesta quinta-feira a Declaração de Florianópolis, SC. A proposta, criada por brasileiros, tem como objetivo reforçar a moratória da caça e equilibrar o orçamento da CIB para direcionar recursos e tempo de trabalho da pesca de baleias para ações não letais, como pesquisa, estudos de sustentabilidade e turismo de observação.
A iniciativa foi apresentada como tema administrativo, o que fez com que fosse necessária maioria simples para aprovação, em vez do quórum qualificado de 75% usado em alterações de regulamento e estatuto da CIB. Assim, foram 40 votos a favor, 27 contrários e quatro abstenções.
Na prática, com essa aprovação, a proposta japonesa de liberar a caça comercial, que ainda será votada, tem chances remotíssimas de ser aprovada.
? A votação da caça fica totalmente prejudicada, porque ela seria contraditória com o que acaba de ser aprovado e também porque ficou claro que o Japão não tem maioria dos votos para aprovar nem com a maioria simples, quanto mais com a maioria qualificada. Provavelmente ao não ser aprovada, grande parte da delegação japonesa sairá ostensivamente da sala, parte já voltou para o Japão prevendo essa derrota, mas isso é só teatro. Na verdade a decisão mais importante já foi tomada ? afirma o diretor do Instituto Baleia Jubarte, José Truda Palazzo, que diz acreditar que os japoneses podem até retirar a proposta de pauta nesta sexta diante do cenário que se desenhou durante os debates na comissão.
ATUALIZAÇÃO: A proposta do Japão de liberação da caça às baleias foi derrotada por voto de 67% dos membros da Comissão, conforme informação difundida em redes sociais.
Por Victor Pereira
Fonte: Diário Catarinense

Fonte:
olharanimal.org/comissao-da-baleia-aprova-documento-que-reforca-a-protecao-aos-animais/

Solicite orçamento via WhatsApp

Clique no botão flutuante e solicite um orçamento sem compromisso.
Menu
×